MANDA QUE EU FAÇO!

Oi, turobom?

Hoje quero falar sobre o IRB, sigla para Interactive Ruby Shell.

O irb é um programa que pertence a categoria REPL (Read–eval–print loop), onde os códigos são lidos, interpretados/executados e o resultado dos mesmos é retornado interativamente.

Mas, “como assim?” você pergunta, te mostro nos GIFs abaixo.

Adicão
adicao

Método
method

Como você pode perceber cada linha de código é lida, interpretada e seu resultado apresentado rapidamente, tudo isso ocorre através da função eval1.

O shell informa resultados de comandos precedendo-os com os símbolos =>.

Tal programa foi escrito em Ruby pelo desenvolvedor Keiju Ishitsuka, e vem como parte de qualquer (acredito eu) instalação padrão do Ruby para auxiliar no desenvolvimento.

Para desenvolvimentos rápidos ele é muito bom! Eu costumo usar sempre como calculadora rsrsrs.

O IRB aceita vários argumentos como parte de sua chamada, veja aqui.


Pry

O pry também se encaixa na categoria REPL mas diferentemente do irb este precisa ser instalado na forma de gem para que possamos usá-lo:

gem install pry

O mesmo é um programa super legal que conta com uma série de comandos/aspectos a mais que o simples irb, por exemplo: cores lindas e maravilhosas, o que pra mim é muito importante, documentação formatada e rápida, acesso ao código fonte dos métodos Ruby, dentre outros.

Para saber mais sobre o gem, entre aqui para conhecer o site e a documentação.


Bem, este era o meu objetivo de hoje, mostrar para vocês ferramentas que podem nos ajudar bastante no nosso dia-a-dia.

E aí, você tem usado outras ferramentas para desenvolvimento que ache legal compartilhar? Deixe ai nos cometários, eu ficarei muito feliz em conhecê-las e testá-las.


See you later, alligator!

irb

Diga alguma coisa ... suas dúvidas quem sabe!